Em sendo uma gaúcha de fé, hoje acordei mais tarde! Afinal, se estivesse em Porto Alegre, seria feriado e o desfile estaria acontecendo na Beira Rio!
Data máxima para o Rio Grande, é reverenciada a Revolução Farroupilha - marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense.
O Movimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul surgiu no ano de 1947, a partir da criação do Departamento Tradicionalista organizado por estudantes da famosa Escola Pública Estadual Júlio de Castilhos (Poa/RS), liderado por João Carlos Paixão Cortes (para quem não sabe, aquele que serviu de modelo para O Laçador - estátua da figura do gaúcho na entrada de Poa) e pelo meu avó, Edu João de Deus. É, esse mesmo, o Cabo Velho, um dos fundadores do primeiro CTG (CTG 35), centros de tradições gaúchas que hoje se espraiam pelo mundo afora!
Ora, mas não vamos tão longe, a semana Farroupilha está sendo comemorada em Joinville - conforme noticiário local - com todas as pompas e circunstâncias! É os gaúchos na fita! Viva a Revolução Farroupilha!
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário